Para as instalações de centrais telefônicas IP existem diversos fatores que precisam de atenção, principalmente aqueles relacionados a segurança.
Vamos às dicas de instalação de uma central telefônica IP
Essa lista contém o básico para que a instalação ocorra com sucesso, ou seja, são itens previstos para uma instalação de PABX.
1) Fique atento aos recursos como processador, HD e memória RAM. Esses equipamentos devem atender a capacidade máxima de ligações simultâneas e armazenamento das gravações da sua operação. Considere que poderá haver ampliação futura, e para isso, provisione mais 50% de capacidade. E isso serve também, para instalação em máquina virtual.
Para saber mais sobre como montar um PABX virtual.
2) Use placas de rede Gigabit. Uma placa exclusiva para a comunicação com a operadora (tráfego de áudio e demais informações) e outra para tráfego local de sua rede.
3) Utilize um Nobreak para alimentar o servidor. O Nobreak protege contra oscilações de eletricidade, evitando danos aos circuitos e componentes do equipamento e falhas no funcionamento do PABX.
4) Tenha um ambiente climatizado e limpo para instalar seu servidor.
5) Utilize ponto de energia com aterramento e jamais o contrário. O aterramento elétrico protege as pessoas contra choques, facilita o funcionamento de dispositivos de proteção e descarrega cargas eletrostática dos equipamentos.
6) Fique atento na utilização da banda de internet entre a operadora e sua empresa. Considere 60 Kbps de uso de upload e download por ligação ativa. Saiba como escolher operadora VOIP e internet para ter boa qualidade nas ligações.
7) Ao utilizar equipamentos de entroncamento físico como: E1, FXO e GSM, procure utilizar Switch ou VLan exclusiva para a comunicação com sua central.
8) Não instale em servidor com recursos mínimos. Sua necessidade será atendida no momento, mas ao precisar ampliar, o custo será maior.
9) Nunca deixe seu servidor com IP público. Dessa forma ele estará exposto a ataques externos. Sempre utilize um roteador e firewall.
10 ) Fique atento nas portas de utilização de sua central IP para não bloquear a comunicação no seu firewall.
Esses são os 10 itens iniciais que devem ser considerados na hora de instalar uma central PABX na sua empresa. Para saber como estruturar uma central de atendimento ao cliente, entre contato conosco.
Deixe um comentário